Itafruta | Itaberaba BA

O abacaxi desidratado da Itafruta, marca comercial da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba, Bahia, é produzido na região do semiárido, clima que colabora para a obtenção de frutas naturalmente doces e saborosas.

O maior desafio do projeto foi introduzir um tipo de embalagem que fosse economicamente viável, mas também adequada à conservação do produto. Para a conservação do produto, as embalagens em filme plástico metalizado são as ideias, porém seu preço e volume mínimo de produção não são viáveis para o estágio atual do empreendimento.

A opção que indicamos foi a caixa em cartão que contém um saco plástico selado sem impressão. Esta solução permitiu viabilizar técnica e economicamente o projeto.

O abacaxi quando desidratado tem sabor e aroma surpreendentemente mais intensos do que a fruta fresca. Porém não é tão atraente.
A alternativa foi usar ao mesmo tempo uma foto do abacaxi fresco, mais destacada, e outra menor da fruta desidratada, além de uma textura de casca na tampa. Assim é possível criar um apelo de sabor e ao mesmo tempo mostrar o produto tal como ele é.

A forma diferenciada da caixa lembra uma seção da rodela do abacaxi. Esta forma atua para tornar a embalagem atrativa e sofisticada já que o produto tem um preço alto como as melhores frutas secas.

A cooperativa possui o selo de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Esse projeto foi realizado com o apoio do SEBRAE Bahia.