.
Bahia Cacau | Ibicaraí BA

Os chocolates Bahia Cacau são produzidos na primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, localizada próxima à Itabuna, no Sul da Bahia.
A matéria prima, o cacau, é fornecidos por pequenos produtores cooperados. Todo o processo de cultivo e beneficiamento ocorre com a preocupação de obter chocolates de alto padrão.

A logomarca e as embalagens expressam o caráter familiar e regional do empreendimento. Uma das características do cacau da Bahia é o cultivo dos cacaueiro sob as outras árvores mais altas da mata atlântica nativa, um sistema tradicional e ecológico de manejo denominado cabruca.
As ilustrações hiper-realistas executadas por Thiago Dias foram concebidas para permitir a rápida diferenciação entre barras, tabletes e bombons. As cores sinalizam os teores de cacau de cada produto.

A Bahia Cacau está inserida nos esforços de revalorização do cacau baiano que tem conquistado grande prestígio no mercado internacional por seu sabor peculiar e pela adoção de práticas ambientalmente responsáveis e socialmente justas. A cooperativa possui o selo de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Esse projeto foi realizado com o apoio do SEBRAE Bahia.

Publicado na Embanews, revista especializada do setor de embalagem. Edição de março de 2015