Pesquisas indicam que somente 10% dos produtos que encontramos no mercado têm apoio de propaganda para estimular as vendas. Os outros 90% contam apenas com a embalagem para vendê-los. Isso faz da embalagem um instrumento fundamental para empresas que não dispõem de verba para investir alto em propaganda.

Desenvolver novos produtos e lançá-los no mercado exige investimento de tempo e de dinheiro. Embalagens mal resolvidas, podem colocar em risco tudo isso. Por outro lado, o correto planejamento das embalagens, tanto de seus aspectos técnicos quanto de seus elementos visuais, favorece o sucesso do empreendimento.

Embalagens bem pensadas são fundamentais também para superar uma das grandes dificuldades que micro e pequenas empresas encontram na distribuição: despertar o interesse dos varejistas pelo produto. Antes do primeiro pedido, além do preço e da qualidade, os varejistas avaliam se o produto vai se destacar na loja gerando vendas ou se será apenas mais um competindo por preço.

Entretanto, para obtermos resultados efetivos é preciso entender que desenvolver embalagens e rótulos é muito mais do que criar um belo desenho no computador. É preciso conhecer os processos técnicos, visitar os pontos de venda para saber como as embalagens são expostas, analisar as concorrentes e entender como o consumidor se relaciona com o produto.

Com conhecimentos amplos, olhar treinado e experiência para contornar limitações, o profissional especializado em embalagens contribui decisivamente para aumentar a taxa de retorno de tudo o foi investido no negócio.